Recife, Sábado, 20 de Abril de 2024 - 10:31h

Enafit 2006 Recife-PE de 05 a 10 de Novembro de 2006

Pernambuco cheio de emoções para o XXIV Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho:

Quem virá ao XXIV ENAFIT, aqui em Pernambuco, deverá obter informações precisas sobre o local, como por exemplo saber sobre a infra-estrutura, cultura, divertimento, lazer, entre outros. Então resolvermos explorar um pouco cada aspecto pra você.

Além do mar que arrebenta:

Concentrador de inúmeros atrativos, quem conhece Pernambuco depara-se com a exuberância de um rico patrimônio histórico e arquitetônico, uma cultura diversificada e singular, uma culinária exótica e saborosa, um pólo médico, um turismo de negócios crescente, um calendário de festas sem igual durante todo o ano, além de contar com uma rede hoteleira bem estruturada e descentralizada de ótima qualidade, desde a capital até o interior.

O turismo em Pernambuco não se resume em um só produto, uma só época ou na capital, Recife. O Estado oferece atrações sensacionais ao turista. Há sempre um roteiro cheio de novidades a serem descobertas, novidades como as cidades turísticas que fazem parte do Circuito do Frio, shows, além das festas tradicionais nas cidades e no interior.

Nos litorais Norte e Sul, belas praias estão à espera do visitante. Porto de Galinhas, Carneiros, Guadalupe, Tamandaré, Serrambi ou Maria Farinha são algumas das muitas praias que têm verão o ano inteiro. E por falar em natureza, o arquipélago de Fernando de Noronha mostra como é possível a convivência harmoniosa do homem com o meio ambiente, mantendo vivo o conceito de paraíso natural, proporcionando mergulhos submarinos em águas límpidas em companhia de golfinhos, tartarugas e tubarões no arquipélago, além dos mergulhos aos navios naufragados em toda costa pernambucana.

E quando o assunto é diversão, Pernambuco também dá show: Recife Antigo, Pátio de São Pedro, Veneza Water Park, bares, restaurantes e boates, além de eventos como o Drama da Paixão de Cristo, realizado no maior teatro ao ar livre do mundo, e o Festival de Inverno de Garanhuns, são alguns exemplos do que acontece no Estado.  Por isso e muito mais comece sua viagem por Pernambuco, conheça os atrativos, o povo hospitaleiro e a gastronomia de dar água na boca.

Recife dos arrecifes – A Capital

O ancoradouro natural dos arrecifes foi a fonte de inspiração para o surgimento do nome da cidade. A beleza geográfica de Recife é unica. Margeada pelo Oceano Atlântico, cortada pelos rios Capibaribe, Beberibe e Tejipió, juntamente com as pontes interligando um bairro a outro, fazem de Recife uma cidade singular dentro do cenário brasileiro. Surgiu no século VXI, através de uma porto e uma praça de atracagem hoje conhecida como Marco Zero. O pequano vilarejo começou a crescer quando foi invadida pelos holandeses, em 1631, passando à condição de sede do Governo da Capitania de Pernambuco. E dentre o legado que os holandeses deixaram em Recife, destaca-se a ponte Maurício de Nassau, a mais antiga da América Latina, construída em 1643, sendo que ao todo, a cidade é cortada por 49 pontes, como a Ponte Velha, Buarque de Macedo, Duarte Coelho, entre outras.

O passeio turístico pelo Recife pode começar pelo Bairro do Recife, onde suas casas abrigam um estilo esclético e encontramos a primeira sinagoga das Américas, na antiga rua dos Judeus, hoje Bom Jesus, além de excelentes restaurantes, que apresentam desde a gastronomia típica até a cozinha internacional. No bairro, constam ainda as igrejas Nossa Senhora do Pilar, da Madre de Deus e a Torre Malakoff - um centro cultural junto com um observatório - , o Forte do Brum, a Cruz do Patrão e outros locais históricos. O Bairro do Recife é um dos pontos mais efervescentes da cidade. Conta com um calendário de eventos diversificado: há shows com artistas regionais e nacionais nas casas noturnas e nas ruas, o projeto Dançando na Rua, onde as pessoas dançam no meio da rua como antigamente, agarradinhos, e as feiras artesanais, aos domingos. Enfim, o bairro abriga pessoas de todas as raças, credos e idades que circulam nas ruas, sentam-se, principalmente, ao redor das mesas distribuídas nas calçadas e também no interior dos bares. É um encontro de gente bonita e de muita descontração.

De um lado para o outro

Ao atravessar uma das pontes que liga o Bairro do Recife ao Centro encontramos o Teatro Princesa Isabel, o Palácio das Princesas e a Assembléia Legislativa. Na rua do Imperador, a Capela Dourada e, em seguida, atravessando novas pontes, nos deparamos com a rua da Aurora, que possui um conjunto arquitetônico de casarões antigos do século XIX, dando um toque especial à metropole pernambucana às margens do rio Capibaribe.
Outro local descontraído e aconchegante é o Pátio de São Pedro, um centro de cultura e realizações de eventos. Enfim, um reduto de sobrados, oficinas e galerias de arte, lojas de artesanato e antiguidades, bares que servem comidas e bebidas típicas. Nele estão localizados o Museu do Carnaval e a Catedral de São Pedro dos Cléricos. A 10 quilômetros do Centro, estão os Bairros de Casa Forte e Apipucos, arborizados com palmeiras imperiais, onde a maioria das cadas é do estilo colonial. Casa Forte é um dos que têm a preferência dos artistas plásticos e intelectuais. Lá encontramos o Poço da Panela, local que abriga a igreja Nossa Senhora da Saúde, em estilo barroco, erguida em 1807; a fundação Joaquim Nabuco, na Avenidade 17 de Agosto, um manancial de cultura, onde está o Museu do Homem do Nordeste, fundado pelo sociólogo e escritor Gilberto Freyre, autor de Casa Grande & Senzala. Seguindo a Avenida 17 de Agosto, em Apipucos estão a Fundação Gilberto Freyre, o solar onde morava o sociólogo e, mais à frente, o Açude de Apipucos.
Ao sul estão as praias do Pina e Boa Viagem, onde há um divisor entre a beleza natural das praias e os arranha-céus. A orla marítima recifense de areia branca, arrecifes e coqueirais formam uma paisagem única, em contraste com os prédios da Avenida Boa Viagem. São 10 quilômetros de orla entre a Praia do Pina e de Boa Viagem, somando as de Piedade e Candeias. Nelas, o sol passeia, praticamente os 365 dias do ano pela água morna do mar – convidativa a um mergulho -, pelas areias e pele douradas. Tanto Boa Viagem quanto Piedade e Candeias, (orlas vizinhas no município de Jaboatão dos Guararapes) contam com hotéis de um a cinco estrelas, inclusive pousadas. Além disso, a vida noturna é bem agitada, a começar pelo Pólo Pina com casas noturnas que oferecem opções variadas de entretenimento. Em Boa Viagem, Piedade e Candeias também a vida durante o dia e à noite é bastante badalada com “points” da moda, além de bares e restaurantes, boates, cinemas, shoppings etc.

Pólos e mais Pólos

Recife é um dos principais centros do Nordeste, devido à sua evolução em diversos segmentos, como na área médica e de informática. Conta com técnicas, equipamentos médicos e hospitais de última geração. Com a implantação do grupo Sofitex Recife, no Bairro do Recife, voltado para área de informática, é considerada hoje, o segundo pólo médico e de informática do País e o principal do Norte e Nordeste. É um centro de negócios distribuidor de mercadoria e varejo para toda região, devido a grande diversificação de lazer e produtos, além de fomentar o turismo normal e o de negócios. Este é incrementado, principalmente pelo Centro de Convenções de Pernambuco.

Localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda, O Centro de Convenções de Pernambuco, dispõe de infra-estrutura para a realização de convenções, congressos, feiras, festivais, entre outros. É considerado o melhor e maior do Nordeste nesse segmento. Além disso, oferece ao público um importante centro de lazer com cinco teatros e cinema, como também sala vip com serviços de apoio, banco, correios e estacionamento privativo. A Empresa Pernambucana de Turismo – EMPETUR tem sua sede instalada nele. (www.empetur.com.br)

noronha noronha noronha noronha
Untitled Document ©Copyright 2005 - AFITEPE - Todos os direitos reservados
Av. João de Barros, 1527 – 3º andar - Sala 302 – Edf. Emp. Phoenix - Espinheiro - Recife/PE
CEP: 52.021-180 - Tel/Fax: 081-3241-9968/3427.1110